No corrente ano comemoram-se os 45 anos da Constituição da República Portuguesa bem como da Autonomia Política e Administrativa da Madeira e dos Açores.
No corrente ano comemoram-se os 45 anos da Constituição da República Portuguesa bem como da Autonomia Política e Administrativa da Madeira e dos Açores.
Ambas só foram possíveis graças à Revolução iniciada na madrugada de 25 de abril de 1974. Esta data consubstanciou o derrube da Ditadura e a instauração da Democracia no nosso País, a qual possibilitou posteriormente o surgimento do nosso regime autonómico. É assim uma data e um momento histórico que devem ser relevados e permanentemente perpetuados na memória coletiva da população madeirense.
Para esse nobre propósito, a criação de um Museu ou Espaço Museológico temático alusivo a este acontecimento afigura-se como um meio privilegiado e adequado. Atividades como a realização de exposições permanentes conjugadas com outras temporárias, itinerantes e temáticas; lançamento de livros; exibição de filmes; ciclos de tertúlias temáticas; conferências, debates e palestras; visitas proporcionadas às escolas da RAM, seriam fundamentais para, tendo como pano de fundo os Valores e Princípios subjacentes à Revolução dos Cravos, desenvolver uma cultura de Democracia Participativa, proporcionar a reflexão coletiva sobre diversas questões e temas da nossa sociedade e em última instância ser mais um contributo para a formação de cidadãos com espírito cívico e de cidadania, conscientes dos seus deveres e direitos enquanto tal.
Um exemplo similar do que se pretende criar é dado pelo Museu do Aljube – Resistência e Liberdade ( www.museudoaljube.pt) que consiste num “museu municipal que pretende preencher uma lacuna no tecido museológico português, projetando a valorização dessa memória na construção de uma cidadania responsável e assumindo a luta contra a amnésia desculpabilizante e, quantas vezes, cúmplice da ditadura que enfrentámos entre 1926 e 1974.”
Assim, face aos considerandos acima expostos e dada a suprema importância e relevância que esta Data tem para o nosso País bem como para a nossa Região, o Grupo Parlamentar do BE na Assembleia Legislativa da Madeira apresentou uma inciativa parlamentar no sentido de que seja criado um Museu ou Espaço Museológico Temático alusivo ao 25 de Abril de 1974, no qual pudessem ser implementadas as variadas e diversas valências referidas anteriormente.
Комментарии